Benefícios da energia solar no agronegócio

Benefícios da energia solar no agronegócio

A indústria agropecuária é extremamente intensa em energia, que representa uma parcela significativa de seus custos de produção. Além disso, por se tratarem de regiões mais distantes, muitas vezes os produtores rurais sofrem com a deficiência na estrutura elétrica, causando baixa qualidade ou até mesmo falta de energia.

Diante disso, a energia fotovoltaica se destaca como grande solução. Segundo dados da ANEEL existem aproximadamente 4,7 milhões de consumidores de energia elétrica nas zonas rurais. Essa lista compreende apenas os produtores que estão conectados à rede da concessionária.

Onde posso usar energia solar
na minha propriedade?

Bombeamento de água

Frequentemente as bombas de água utilizadas na zona rural, seja para irrigação, abastecimento de água para o gado, consumo próprio, ou qualquer outra aplicação, são posicionadas em regiões remotas, o que dificulta o acesso à rede elétrica ou até mesmo o uso de geradores à diesel. As bombas movidas a energia solar surgem como alternativa, sendo mais confiáveis que os geradores à diesel, não precisam ser reabastecidas e podem ser instaladas desconectadas da rede. O vídeo a seguir explica como funciona o bombeamento de água com energia solar.

Cerca elétrica para manejo do gado

Outra aplicação que é frequentemente utilizada desconectada da rede é a eletrificação de cercas para o manejo de gado. Assim como o bombeamento de água, a eletrificação de cercas para manejo do gado, muitas vezes é realizada em locais distantes da rede elétrica. Por se tratar de uma aplicação com baixo consumo, a instalação de um eletrificador rural é simples e demanda, geralmente, poucos módulos fotovoltaicos.

Produção leiteira

Os criadores de gado leiteiro frequentemente sofrem com a instabilidade do sistema elétrico. Caso falte energia e as ordenhadeiras não possam operar as vacas podem apresentar problemas de mastite. Outro ponto crítico são os tanques de resfriamento, no caso de falta de energia todo um lote de leite pode ser perdido.

Dessa forma, a energia fotovoltaica com backup (baterias para suprir os momentos sem fornecimento do sistema fotovoltaico e da rede de distribuição) aparece como solução para manter o sistema sempre funcionando, diminuindo perdas e impactando no aumento de produção.

Avicultura

Segundo o site aviculturaindustrial.com.br a energia é o maior custo na criação de frango para corte, correspondendo a 27,5% dos custos das granjas. Em um mercado tão proeminente no nosso país, a melhoria da eficiência produtiva com a redução dos custos com energia apresenta grande impacto para o setor. A utilização de energia fotovoltaica é uma grande alternativa para essa redução de custos já que, uma vez instalada, apresenta custo recorrente próximo de zero.